(11) 4016-1799 / 4016-2014 / 4016-2027
Jarinu - SP

Ácaros

Ácaros

Como prevenir ?

Impermeabilizar a roupa de cama. Se você é alérgico, utilizar máscara especial na hora da limpeza. Evitar objetos que possam reter fungos e poeiras. Limpar frequentemente os cômodos. Colocar cobertores e mantas no sol. Eliminar mofo.

Ciclo de vida dos Ácaros

O ciclo da maioria das espécies de ácaros envolve 4 fases: ovo, larva, ninfa e adulto. O desenvolvimento completo médio leva 30 dias. A fêmea produz cerca de 50 ovos em 30 dias. Após a eclosão dos ovos, surgem as ninfas que são bem parecidas com o ácaro adulto, mas em menor tamanho.

Elas sofrem várias metamorfoses até a fase adulta. A cada mudança o ácaro troca de pele. Essas peles também são as causadoras de alergia em pessoas sensíveis.

Biologia dos Ácaros

AS DUAS ESPÉCIES DE ÁCAROS MAIS COMUNS NO BRASIL SÃO:

Espécie de ácaro encontrado em ambientes intradomiciliares e muito comum em climas tropicais como o do Brasil. É um micro aracnídeo encontrado frequentemente em colchões, tapetes e carpetes.

 

Tamanho: 0,25 a 0,75 mm
Cor: marrom
Reino: Animalia
Ordem: Sarcoptiformes
Classe: Arachnida
Espécie: Blomia tropicalis
Família: Glycyphagidae
Filo: Arthropoda

DIETA: Os ácaros se nutrem de restos de alimento, descamação da pele humana, fungos e outros insetos.

 

HABITAT: Os ácaros se abrigam em cortinas, tapetes, colchões, travesseiros e objetos armazenados.

IMPACTO: Os ácaros servem de gatilho e pioram quadros de problemas respiratórios como sinusite, rinite, asma, entre outros.

PREVENÇÃO: Impermeabilizar a roupa de cama. Se você é alérgico, utilizar máscara especial na hora da limpeza. Evitar objetos que possam reter fungos e poeiras. Limpar frequentemente os cômodos. Colocar cobertores e mantas no sol. Eliminar mofo.

Ácaros presentes na poeira domiciliar. É um dos principais causadores de alergia respiratória no país junto com o Blomia tropicalis. São nômades e são encontrados em grupos.

 

Tamanho: 0,25 a 0,75 mm
Cor: marrom
Reino: Animalia
Ordem: Acariformes
Classe: Arachnida
Espécie: Dermatophagoides pteronyssinus
Família: Pyroglyphidae
Filo: Arthropoda

DIETA: Os ácaros se alimentam da descamação da pele humana, resíduos de alimentos, fungos e restos de insetos.

 

HABITAT: Os ácaros se abrigam em cortinas, tapetes, colchões, travesseiros e objetos armazenados.

IMPACTO: Quem sofre de problemas respiratórios precisa se proteger da poeira que contém ácaros e seus excrementos. Asma, bronquite e rinite podem aumentar com a infestação de ácaros.

PREVENÇÃO: Arejar o ambiente, colocar a roupa de cama no sol, limpar o cômodo frequentemente, utilizar produtos anti-ácaros, remover carpetes, lavar bichinhos de pelúcia, controlar o número de ácaros contratando o serviço de sanitização.

Os danos causados pelos Ácaros

A presença de ácaros nos ambientes pode provocar algumas doenças, tanto em adultos quanto em crianças e até animais de estimação.

Alergias respiratórias: rinite e asma são os problemas respiratórios mais comuns. São causados pelos ácaros que se espalham pelo ar e os sintomas costumam ser tosse, coceira, coriza e espirros.

Conjuntivite: é uma infecção nos olhos e deve-se evitar encostar e esfregá-los com as mãos, pois aumenta as chances de contaminação e piora o quadro.

Sarna: se dá quando os ácaros colocam ovos e excrementos na derme e causam coceira na pele.

Dermatite atópica: quando há uma hipersensibilidade na pele que causa coceira e vermelhidão.

No aparecimento de qualquer um dos sintomas mencionados, procure um médico para receber o diagnóstico e tratamento adequado.

×