(11) 4016-1799 / 4016-2014 / 4016-2027
Jarinu - SP

Traças

Traças

Como prevenir ?

Não guardar roupas usadas (deixar ventilar ou lavar), limpar frequentemente os armários, não misturar roupas limpas com sujas, evitar acúmulo de poeira e entulhos.

Ciclo de vida das Traças

As traças possuem 4 fases de desenvolvimento: larva, pupa com casulo, pupa sem casulo e adulto. A traça pode se proliferar durante todo o ano. Porém, seu ciclo é acelerado nos períodos mais quentes, de primavera e verão. Após a reprodução, a fêmea coloca seus ovos em um local protegido como frestas e buracos dentro do ambiente.

A traça pode colocar de 50 a 150 ovos. Os ovos podem ser depositados também em locais de nutrição das traças, pois as larvas vão se alimentar desse material. A fêmea morre alguns dias depois pois utilizou muita energia e não possui aparelho para se alimentar.

O período da fase larval é variado – de meses a anos. Na fase de larva é que os insetos destroem objetos e materiais no seu ambiente. Ela come tudo que encontra até se transformar para sua última etapa de vida: traça adulta.

Biologia das Traças

ESPÉCIES DE TRAÇAS MAIS COMUNS NO BRASIL SÃO:

OCORRÊNCIA

Normalmente ocorre em todas as regiões do mundo. No Brasil, está distribuída em toda região produtora de grãos do país. Ocorre no armazenamento de produtos durante o ano todo, desde que haja disponibilidade de alimento. Essas traças atacam grãos e sementes de soja, trigo, milho, cacau, folhas de fumo, frutos secos, nozes e seus subprodutos.

 

CICLO DE VIDA

A fêmea oviposita de 200 a 300 ovos. As larvas atingem até 15 mm de comprimento; possuem coloração rosada e pernas e cabeça castanhas; tecem um casulo de seda, onde empupam. O período de ovo a adulto estende-se por aproximadamente 40 dias. O período de incubação dura cerca de 3 dias, a fase larval 32 dias e a fase de pupa 7 dias. A longevidade de adultos é de, aproximadamente, 15 dias.

 

BIOLOGIA

Ovos: Os ovos desta traça são colocados pelas fêmeas nos produtos atacados ou próximo a eles.
Larvas: As larvas andam sobre os grãos alimentando-se e produzindo fios de seda com os quais tecem uma proteção.
Adultos: Os adultos possuem vida curta, não se alimentam e possuem hábitos noturnos.

Ovo: A fêmea põe de 100 a 400 ovos, que são colocados isoladamente ou em grupos sobre os grãos.

Lagarta: São de coloração branca, apresentando tonalidade rosada em algumas partes do corpo.

Pupa: As larvas, quando totalmente desenvolvidas, tecem um casulo de seda branca no anterior da qual se forma a pupa, principalmente nas fendas e frestas de paredes ou nos pontos de contato da sacaria.

Adulto: São mariposas de 20 mm de envergadura. A cabeça e o tórax são pardo-avermelhados, as asas anteriores com dois terços distais também são avermelhadas e com o terço basal de coloração acinzentada, com alguns pontos escuros muito nítidos. Esse primeiro par de asas é bastante característico e permite a diferenciação dessa espécie de outras traças. Possui ciclo de vida de, no mínimo, 26 dias. Não se alimentam e possuem hábitos noturnos.

A traça das roupas nada mais é do que uma mariposa. Formam casulo enquanto se alimentam, podendo ficar na parte interna dele. Os insetos voam pouco e não são atraídos pela luz. Quando as traças estão prontas para a fase de pupa, elas procuram buracos ou frestas para se abrigar.

 

Tamanho: Até 16mm de comprimento
Cor: marrom claro, cinza ou branca
Formato: corpo alongado
Nome popular: traça das roupas
Reino: Animalia
Ordem: Lepidoptera
Classe: Insecta
Espécie: Tineola bisselliela
Família: Tineidae
Filo: Arthropoda

DIETA: As traças de roupas se alimentam de roupas de fibra natural ou com tecidos que contenham suor, restos de comida e secreções humanas.

 

HABITAT: Locais como museus, bibliotecas, tecelagens, armários, entre outros locais que contenham condições favoráveis com temperatura alta, umidade e sujeira.

IMPACTO: As traças de roupa não fazem mal para a saúde humana, mas podem destruir livros, roupas e outros objetos que contenham celulose.

PREVENÇÃO: Não guardar roupas usadas (deixar ventilar ou lavar), limpar frequentemente os armários, não misturar roupas limpas com sujas, evitar acúmulo de poeira e entulhos.

A traça de livros, ou traça prateada, é raramente encontrada na natureza, habitando centros urbanos. O inseto não possui asas. As traças de livros dificilmente destroem roupas e outros produtos de origem animal. Existe há cerca de 300 milhões de anos. Não possuem casulo, já saindo dos ovos com o formato adulto.

 

Tamanho: Até 13 mm de comprimento
Cor: cinza prateado
Formato: corpo alongado
Nome popular: traça de livros
Reino: Animalia
Ordem: Thysanura
Classe: Insecta
Espécie: Lepisma saccharina
Família: Lepismatidae
Filo: Arthropoda

DIETA: As traças de livros se alimentam de substâncias com excesso de proteínas, amido e açúcar. Alguns objetos consumidos por ela são: colas, encadernação de livros, açúcar, cabelo, sujeira, descamações da pele humana.

 

HABITAT: Odeiam luz, procuram ambiente com umidade e se escondem em locais como estantes, armários, sofás, rodapés e outros locais que possam ter acesso fácil.

IMPACTO: Destroem livros e documentos. Raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal. Quando aparecem em bibliotecas, pode ser necessário controle periódico.

PREVENÇÃO: Controlar os pontos de umidade, evitar acúmulo de papéis e entulhos, eliminar buracos e frestas, inspecionar novos documentos/papéis/livros que chegam pois as traças podem se esconder entre as folhas, limpar os papéis periodicamente.

A traça dos grãos, ou traça dos cereais, ataca grãos inteiros, afetando seu peso e qualidade. Causa grande destruição nas lavouras. Pode danificar também as farinhas, causando inutilização do produto pronto para o consumo.

 

Você já deve ter encontrado este inseto em uma embalagem na sua despensa. Se você deixá-lo se desenvolver, saiba que os outros pacotes serão contaminados.

Tamanho: Até 6 mm de comprimento
Cor: cinza prateado
Formato: corpo alongado
Nome popular: traça de grãos
Reino: Animalia
Ordem: Lepidoptera
Classe: Insecta
Espécie: Sitotroga cerealella
Família: Gelechiidae
Filo: Arthropoda

DIETA: As traças retiram seus nutrientes de sementes, grãos ou alimentos prontos para consumo.

 

HABITAT: Despensas, armários, embalagens de alimentos, lavouras.

IMPACTO: São grandes destruidoras de lavouras e também de alimentos prontos para o consumo, pois após a infestação, contaminam a embalagem inteira.

PREVENÇÃO: Não deixar pacotes abertos ou furados no armário, armazene grãos em potes de vidro, limpe sempre a despensa, inspecione as embalagens antes de levá-las para casa.

Os danos causados pelas Traças

As traças de roupa não fazem mal para a saúde humana, mas podem destruir livros, roupas e outros objetos que contenham celulose.

Destroem livros e documentos. Raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal. Quando aparecem em bibliotecas, pode ser necessário controle periódico.

São grandes destruidoras de lavouras e também de alimentos prontos para o consumo, pois após a infestação, contaminam a embalagem inteira.

 

×