(11) 4016-1799 / 4016-2014 / 4016-2027
Jarinu - SP

Baratas

Baratas

Como prevenir ?

Limpeza do ambiente, vedação do lixo, proteção em ralos e tubulações, telas em janelas, descarte de objetos não utilizados em casa ou no trabalho. Deve-se evitar o acesso, alimento e abrigo.

Ciclo de vida das Baratas

As baratas têm um ciclo de vida básico que envolve três estágios: ovos, ninfas e adultas. As fêmeas adultas colocam até 45 ovos ao mesmo tempo, que são encapsulados em sua ooteca, uma espécie de depósito em forma de feijão que fica presa a seu corpo.

Os ovos eclodirão entre 2-7 semanas, dependendo da espécie de barata, e ninfas irão surgir. Para as ninfas virarem adultas leva de 2 a 18 meses, dependendo da espécie e temperatura do ambiente.

A partir daí estão prontas para acasalar e produzir ovos.

Biologia das Baratas

AS TRÊS ESPÉCIES DAS BARATAS MAIS COMUNS NO BRASIL SÃO:

A barata de esgoto, como o próprio nome diz, é encontrada em galerias de esgoto, lixos, caixas de gorduras e outros locais similares. São grande e possuem asas, sendo conhecidas também como baratas voadoras.

 

Tamanho: 5 cm de comprimento
Cor: corpo marrom e cabeça amarelada
Reino: Animalia
Ordem: Blattaria
Classe: Insecta
Espécie: Periplaneta americana
Família: Blattidae
Filo: Arthropoda

DIETA: Possui hábitos alimentares diversos, porém possui nutrientes ricos em açúcar, gordura e amido. Outras fontes de alimento são celuloses, excrementos, insetos e sangue.

 

HABITAT: Tubulações, encanamentos, galerias de esgoto, caixas de gordura.

IMPACTO: É vetor mecânico de microrganismos que causam doenças gastrointestinais, podendo contaminar os alimentos.

PREVENÇÃO: Limpeza do ambiente, vedação do lixo, proteção em ralos e tubulações, telas em janelas, descarte de objetos não utilizados em casa ou no trabalho. Deve-se evitar o acesso, alimento e abrigo.

A barata francesinha localiza-se em restaurantes e locais de processamento de alimento. Possui uma capacidade de adaptação incrível, por esse motivo, pode não ser fácil seu controle. Inseticidas não são páreos para as baratas, que já não sucumbem com esse tipo de produto químico. Possui hábitos noturnos e pode ser vista no final de tarde procurando por comida.

 

Tamanho: 1 a 5 cm de comprimento
Cor: castanho-clara com 2 faixas escuras
Reino: Animalia
Ordem: Blattodea
Classe: Insecta
Espécie: Blatella germanica
Família: Blatterllidae
Filo: Arthropoda

DIETA: É atraída por proteínas, açúcar, amido e gordura. Se não há alimento, podem se alimentar de objetos encontrados no ambiente como sabão e cola. Em casos extremos podem ter comportamento canibal, se alimentando de sua própria espécie.

 

HABITAT: Cozinhas e banheiros, geralmente locais quentes e úmidos.

IMPACTO: Como a barata americana, a barata francesinha também é vetor mecânico de microrganismos como bactérias, fungos, parasitas, vírus e outros que causam doenças que possuem sintomas como diarreia, vômito, dor abdominal.

PREVENÇÃO: Manter alimentos guardados e bem vedados, embalar bem o lixo, evitar deixar acessos com áreas externas abertos, limpar equipamentos que preparam comida e filtros como a caixa de gordura periodicamente.

Essa barata se abriga em locais escuros e úmidos. Tem a capacidade de adaptação e locomoção menor do que as outras espécies de baratas. É encontrada também em locais que possuem resíduos orgânicos em decomposição.

 

Tamanho: 2 a 2,7 cm de comprimento
Cor: marrom escura
Reino: Animalia
Ordem: Blattaria
Classe: Insecta
Espécie: Blatta orientalis
Família: Blattidae
Filo: Arthropoda

DIETA: Essa espécie de barata se nutre de resíduos orgânicos em decomposição.

 

HABITAT: É comumente entrada em lixeiras e ruas.

IMPACTO: A barata nua é vetor mecânico de doenças gastrointestinais que afetam os seres humanos.

PREVENÇÃO: Evitar acesso e meios de alimentação para a barata, proteção de ralos e tubulações, encobrir os acessos como frestas e buracos.

Os danos causados pelas Baratas

Quando elas defecam em sua casa, estabelecimento ou escritório, depositam uma enorme variedade de micro-organismos nocivos. Pior! Bactérias que podem deixar as pessoas doentes não prejudicam a barata. Ou seja, ela é um incrível vetor de doenças.

Assim, baratas contaminam nossos alimentos, utensílios e outras superfícies onde transitam. Transmitem doenças como febre tifoide, pneumonia, conjuntivite, hepatite A e até lepra. Ainda causam problemas respiratórios e alérgicos, como crises de asma e irritações na pele. Em ambientes comerciais provocam uma impressão negativa. No caso de restaurantes e hotéis, podem gerar boca a boca negativo dos clientes.

×