(11) 4016-1799 / 4016-2014 / 4016-2027
Jarinu - SP

Aranhas

Aranhas

Como prevenir ?

Por terem o costume de entrar em imóveis à procura de alimentos e parceiros para acasalar, podem acabar escondendo-se em entulhos, calçados, roupas e cantos. Logo, tomar cuidado e verificar a possível presença delas pode ser essencial para evitar o pior.

Ciclo de vida das aranhas

De forma básica, o ciclo de vida das aranhas funciona a partir do seu acasalamento entre um macho e uma fêmea. A aranha fêmea armazena seus ovos numa bolsa de fios de seda chamada ovissaco. Geralmente são colocados mais de 1000 ovos por postura e no geral as mães cuidam dos filhotes até sua eclosão. O tempo de vida desses bichos e alguns outros fatores de seu nascimento e sobrevivência variam de uma espécie para outra.

Biologia das Aranhas

ESPÉCIES DE ARANHAS MAIS COMUNS NO BRASIL SÃO:

Essa espécie é conhecida por ser uma das aranhas mais tóxicas e agressivas conhecidas pelo homem. Seu veneno tem um efeito neurotóxico extremamente forte que pode causar salivação, náuseas, diminuição da pressão sanguínea e vômitos.

Tamanho: 13 a 15cm (patas) + 1,7 a 4,8cm (corpo)
Cor: marrom avermelhado
Reino: Animalia
Ordem: Araneae
Classe: Arachnida
Espécie: Phoneutria nigriventer
Família: Ctenidae
Filo: Arthropoda

DIETA: A alimentação dessa espécie de aranha é baseada em insetos de pequeno porte como moscas, mosquitos, grilos e alguns artrópodes.

 

HABITAT: Sua área de distribuição natural é composta de países da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai e norte da Argentina). É comumente encontrada em terrenos abandonados e plantações, principalmente de bananeiras.

IMPACTO: Essa espécie é conhecida por ser a aranha que mais causa acidentes, principalmente entre trabalhadores de plantações que estão mais suscetíveis a terem encontros com esses perigosos animais.

PREVENÇÃO: Por terem o costume de entrar em imóveis à procura de alimentos e parceiros para acasalar, podem acabar escondendo-se em entulhos, calçados, roupas e cantos. Logo, tomar cuidado e verificar a possível presença delas pode ser essencial para evitar o pior.

Seu nome popular provém do seu comportamento de alimentar-se do macho após a cópula. Há consciência de que sua peçonha é extremamente forte e sua fama é de ser a espécie mais perigosa existente. Ainda assim, há no Brasil duas espécies consideradas mais perigosas.

Tamanho: 3cm (pernas) + 1cm (comprimento)
Cor: preto brilhante com uma mancha vermelha
Reino: Animalia
Ordem: Araneae
Classe: Arachnida
Gênero: Latrodectus
Família: Theridiidae
Filo: Arthropoda

DIETA: Pequenos insetos desavisados que pousam em sua teia e os machos de sua espécie após o ato de acasalamento.

 

HABITAT: Geralmente é encontrada em locais escuros e frescos, por isso são encontradas em jardins, parques, gramados e até mesmo em residências. Possuem hábitos sedentários, ou seja, após se instalar em algum local dificilmente irá mudar-se.

IMPACTO: Normalmente ocorrem acidentes quando as aranhas (apenas as fêmeas) são comprimidas contra o corpo. Os relatos de acidentes com essa espécie são chamados de Latrodectismo e ocorrem principalmente na região Nordeste do Brasil.

PREVENÇÃO: Manter jardins e quintais limpos, evitar o acúmulo de lixo doméstico, folhas secas e entulhos e evitar ou fiscalizar folhagem densa no imóvel (plantas ornamentais, bananeiras, trepadeiras e outras).

Também conhecidas como aranha-de-grama ou aranha-lobo, essas aranhas pode ser confundidas com a as aranhas armadeiras por terem o mesmo método de defesa de levantar as patas quando intimidadas. Possuem na parte dorsal do seu abdômen um desenho de seta. São aranhas territorialistas, não vivem juntas, apenas quando estão em período reprodutivo.

Tamanho: 3cm (corpo) + 2cm (pernas)
Cor: marrom-clara ou cinzenta
Reino: Animalia
Ordem: Araneae
Classe: Arachnida
Espécie: Lycosa erythrognatha
Família: Lycosidae
Filo: Arthropoda

DIETA: Alimentam-se basicamente de insetos, principalmente diversas espécies de baratas.

 

HABITAT: Atualmente essa espécie foi obrigada a estar mais presente em cidades devido ao crescimento de áreas urbanas, e localiza-se principalmente em meio a entulhos, gramados, pastos e residências.

IMPACTO: Os acidentes causados por essa espécie provocam uma dor discreta no local da picada. Sintomas como inchaço e vermelhidão podem aparecer nos pacientes, porém isso ocorre em menos de 20% dos casos. O tratamento geralmente não é necessário e a dor pode ser controlada com o uso de analgésicos.

PREVENÇÃO: Realizar uma desinsetização eficaz para prevenir o aparecimento das baratas já pode ser de grande ajuda por cortar a alimentação principal dessa espécie.

Ciclo de vida das aranhas

De forma básica, o ciclo de vida das aranhas funciona a partir do seu acasalamento entre um macho e uma fêmea. A aranha fêmea armazena seus ovos numa bolsa de fios de seda chamada ovissaco. Geralmente são colocados mais de 1000 ovos por postura e no geral as mães cuidam dos filhotes até sua eclosão.

O tempo de vida desses bichos e alguns outros fatores de seu nascimento e sobrevivência variam de uma espécie para outra.

×